Acompanhe seu cliente

Depois de passar por uma sessão de vendas com um cliente, quer você venda um produto ou não, faça o acompanhamento com ele. Caso contrário, seu tempo foi praticamente desperdiçado.

Todas as partes de um processo de vendas, desde o contato inicial, até a apresentação do produto, até a etapa final, o acompanhamento, são igualmente importantes.

O processo de acompanhamento é um elemento importante do processo de vendas por muitas razões principais, aqui estão apenas algumas:

1. O acompanhamento faz com que seus clientes se sintam importantes.

Quando um cliente entra em seu escritório ou liga para você ao telefone, ele não quer ser visto como uma estatística. Eles querem ser tratados como se fossem o único cliente que você tem.

Ao fazer o acompanhamento após o contato inicial, ele informa ao cliente que você está levando a sério o negócio com ele.

Eles apreciarão o telefonema, e isso será uma mensagem clara para eles de que eles não eram apenas mais uma venda no seu caminho para atingir sua meta.

2. Fazer o acompanhamento com seu cliente mostra que você se importa.

Outro motivo para acompanhar seu cliente é descobrir como ele está se saindo e como o novo produto o está beneficiando.

Faça perguntas sobre o produto e a experiência que eles tiveram com você e sua empresa.

É sempre bom receber feedback, bom e ruim. Dessa forma, você pode corrigir qualquer coisa com a qual seu cliente não esteja satisfeito, aprender com seu erro e ter certeza de não deixar que isso aconteça novamente com seu próximo cliente.

Se o feedback deles for negativo ou eles simplesmente não estiverem satisfeitos com o produto, descubra suas razões, seja empático e tente resolver o problema da melhor maneira possível.

3. Acompanhe seu cliente para mais oportunidades de vendas.

Após sua reunião inicial com seu cliente, uma de duas coisas aconteceu. Ou você conseguiu a venda, ou seu cliente saiu ainda indeciso.

Se você conseguiu a venda, acompanhar seu cliente é importante pelos motivos mencionados no número dois e, além disso, agora você tem a oportunidade de vender mais. Enquanto eles estiverem ao telefone, peça permissão para revisar alguns de seus outros produtos que você acredita que possam estar interessados.

Se o seu cliente ainda o deixou indeciso, então esta é a oportunidade perfeita para ver se ele chegou a tomar uma decisão. Se não o fizeram, pergunte se há algo que eles gostariam que você repassasse novamente, ou, se eles pensaram em mais alguma pergunta que gostariam de fazer.

Finalmente nota...

Antes de um cliente sair de sua mesa ou desligar o telefone, informe-o sobre suas intenções de acompanhá-lo. Se sua sessão de vendas foi bem, isso não deve ser um problema.

Acompanhar seus clientes é uma ótima oportunidade para manter contato com eles, e não há lei que diga que você não pode acompanhar mais de uma vez.

Quanto mais você ficar em contato com seus clientes, mais forte será seu relacionamento com eles. Quanto mais forte o relacionamento, mais negócios e referências você pode esperar deles. Então acompanhe, sempre.

Este artigo pode ser reproduzido por qualquer pessoa a qualquer momento, desde que o nome dos autores e os links de referência sejam mantidos intactos e ativos.